quinta-feira, 18 de junho de 2009

Adão, as Aulas de Hebraico e os Preços Relativos


Em 2008, a Fonft Filmes tentou a sorte mais uma vez e entregou-se às paixões pessoais dos jurados do Festival do Minuto. O tema era "Dinheiro". Grande parte dos outros participantes tornou-se contra o objeto a ser filmado, chegando por vezes a demonizá-lo.

Fonft Filmes teve de encomendar a sua subsidiária Fonft Economia um projeto que coubesse em 60 segundos e que fosse capaz de mostrar ao público que o dinheiro tem lá suas virtudes. Nascia, assim, Pecúnia Libertária.

A narrativa gira em torno de Adão, um professor de Hebraico, que acordou com um irrefreável desejo de comer queijo de camela. Ele foi até a feira de seu bairro para tentar praticar escambo, mas esbarrou em diversos obstáculos porque no mundo em que vivia não havia dinheiro (moeda).


No problema de Adão são apresentados 6 produtos diferentes: queijo de camela, abacaxi, banana, fruta-do-conde, alcachofra e biscoitos. Imaginemos uma matriz 6 X 6. Em cada entrada, um preço relativo para o par correspondente ao produto da i-ésima coluna e o da j-ésima linha. Temos n² entradas. Como a diagonal representa a combinação de um produto consigo mesmo, ela é descartada. Ficamos com n²-n entradas. Temos, agora, preços relativos duplicados, já que arroz vs feijão é o mesmo que feijão vs arroz. Terminamos, então, com (n²-n)/2 preços relativos. No caso de Adão, eram 6 produtos e, portanto, 15 preços relativos. Não foi à toa que ele pediu a seu Pai para lhe dar o dinheiro de que precisava para prosperar, afinal, é muito mais fácil trocar as aulas por dinheiro e o dinheiro por queijo de camela, não?. Já pensou isso fora da feira que o Adão freqüenta, com milhares de produtos?

Pecúnia Libertária está disponível para quem clicar aqui. E aos curiosos, o campeão do Festival, aqui.

Nenhum comentário: